Enfrentar o mercado

Em dezembro de 2011, o Dia Nacional da Imprensa visitou um dos maiores investidores publicitários portugueses, a Centralcer, em Vialonga, Vila Franca de Xira. Objetivo? Discutir estratégias de marketing para enfrentar um mercado mais competitivo, e no mundo digital, contando com a presença de um conjunto de participantes e de oradores com vastos conhecimentos neste domínio.

Esta sessão foi também centrada no futuro Portal da Imprensa Regional, num momento em que a Associação discutia com o governo uma parceria para a gestão do portal e que, mesmo depois de assinada, se revelou inútil por um total desinteresse das entidades públicas (entretanto, mudou o governo, chegou a troika e nem o parco financiamento para manutenção do Portal foi disponibilizado).

Hoje, assistimos ao êxito das plataformas de e-commerce, ao crescimento da gastronomia, da enologia e do turismo como boias de salvação da nossa economia. O Portal da Imprensa Regional, que teria dado um muito relevante contributo para a economia nacional e teria sido uma poderosa alavanca de inovação para as empresas editoras de publicações periódicas, ficou primeiro adormecido. Depois, moribundo. E, hoje, jaz na campa dos documentos de boas intenções.

No dia 9 de dezembro, em Coimbra, cidade do conhecimento e da ciência, em memória do Portal da Imprensa Regional e de tudo o que poderia ter feito pelos novos negócios digitais da Imprensa portuguesa, vamos lançar, animados pelo Nónio, a plataforma da imprensa portuguesa, na esperança de contagiarmos com o nosso entusiasmo o interesse do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

Deixe um comentário